Pesquisas na área de saúde são tema de seminário em Manaus
Manaus/AM - Com objetivo de enfocar os principais problemas de saúde da população do estado, foram apresentados projetos científicos durante o Seminário Parcial de Avaliação do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), que ocorreu na terça-feira (22/10), no Hotel Nobile Suite Manaus Airport, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.
Durante evento, dez projetos foram apresentados por pesquisadores que trabalham no Amazonas
Em sua quinta edição no âmbito do edital 001/2017, do Programa PPSUS, o Seminário Parcial de Avaliação foi organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), Ministério da Saúde (MS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O programa tem a finalidade de financiar projetos de pesquisa que promovam a melhoria da qualidade da atenção à saúde no Estado do Amazonas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), representando significativa contribuição para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) local.
No total, 10 projetos foram apresentados por pesquisadores de seis instituições de pesquisa: Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).
Projetos apresentados
Um dos projetos apresentados durante o seminário foi desenvolvido pela pesquisadora do FMT-HVD, Camila Helena Bôtto, com o tema “Associação entre infecção por arbovírus e Storch na gestação e alterações no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor na criança até o segundo ano de vida”. No estudo, ela realizou o levantamento completo da situação que ocorreu em 2016 com a epidemia de Zika Vírus em Manaus com as gestantes.
“Foi avaliada a frequência da infecção em mulheres gestantes que apresentaram ZiKa nessa época. Busquei avaliar tanto o crescimento dessas crianças quanto o desenvolvimento neurológico psicomotor, e também avaliar os custos desse problema tanto sob o ponto de vista da paciente quanto com relação ao serviço público”, destacou a pesquisadora.
Outro projeto apresentado foi o da pesquisadora Priscila Ferreira de Aquino, da ILMD/Fiocruz Amazônia, com o tema “Avalização das características epidemiológicas e moleculares de mulheres tratadas com lesões precursoras do câncer de colo de útero no Amazonas”. A pesquisadora destaca que o câncer pode ser evitado, no entanto, caso a doença já afete a paciente, o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura.
“A pesquisa vai poder auxiliar nas possíveis condutas de rastreamento para o melhor prognóstico das Neoplasias Intraepiteliais Cervicais (NICs), ou seja, na avaliação das lesões precursoras do câncer de colo de útero”, comentou.
Foto: Érico Xavier/Secom
ASSUNTOS: avaliação, fcecon, inpa, pesquisa, seminário, sus, Susam, Amazonas