Plano Dubai está em estudo na Sepec para substituir Zona Franca
A Zona Franca de Manaus (ZFM) é alvo de uma nova iniciativa do governo federal para extinguir os incentivos atuais que têm vigência até 2073. As medidas estão em estudo na Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) que prepara um novo projeto para a Amazônia.
De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, o projeto da Sepec deve estimular cinco segmentos da economia: biofármacos, turismo, defesa, mineração e piscicultura. A ideia é que as empresas que venham a se instalar na região gerem o mesmo valor dos subsídios atuais, cerca de R$ 25 bilhões por ano.
O projeto em estudo tem o apelido de “plano Dubai”, em referência ao que foi feito naquele emirado que previu o fim de suas jazidas de petróleo e planejou sua rota de crescimento direcionado a outras atividades econômicas.
“A ideia é, a modelo do que Dubai fez, darmos suporte para atividades que sejam viáveis daqui a 50 anos, gerem rentabilidade, empregabilidade e inovação tecnológica”, disse o secretário Carlos da Costa, da Sepec.
ASSUNTOS: Carlos Costa, incentivos fiscais, plano Dubai, Sepec, zona franca, Amazonas