Praça da Matriz e Relógio Municipal serão reinaugurados no próximo dia 15
Manaus/AM - Inaugurado no início do século XX, o Relógio Municipal foi instalado na avenida Eduardo Ribeiro, em 1927, compondo a paisagem arquitetônica da praça XV de Novembro, mais conhecida como praça da Matriz. No próximo dia 15, o espaço será novamente devolvido para a população totalmente revitalizado e o Relógio será reinaugurado como marco da história de Manaus.
Para o coordenador do PAC Cidades Históricas, Rafael Assayag, a restauração de um dos principais monumentos históricos da capital, além de lembrar o passado, marca uma nova história de crescimento para Manaus.
O Relógio Municipal possui uma frase em latim gravada em volta do mostrador - “vulnerant omnes, ultma necat”, que em tradução livre diz: “todas ferem, a última mata”, significando que para tudo a um tempo de acabar, até mesmo a vida. As palavras lembram que um dia todos enfrentarão um momento crucial, para o qual nunca se está preparado, porque não há como saber a data exata de tudo.
As obras na praça da Matriz seguem em ritmo acelerado para a conclusão dos trabalhos. As equipes atuam na finalização das pinturas, instalação de bancos com icnografias da Belle Époque, instalação de gradis e jardinagem. Também estão sendo finalizados os pisos das calçadas com pedras São Tomé e as bancas de comida típicas, revista e o posto policial.
ASSUNTOS: praça da matriz, relógio, Amazonas