Prefeito diz que vai lutar até o final para manter cargo no Amazonas
Manaus/AM - O prefeito de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça, teve a sua cassação confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) na última terça-feira (26) com determinação de seu afastamento imediato do cargo juntamente de seu vice. Em vídeo no Facebook, Romeiro declarou que vai lutar até o fim para se manter no cargo e deixando claro que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A cassação dos mandatos se deu pela irregularidade no uso de recursos na campanha oriundos de pessoa jurídica (empresas) e sem origem identificada, algo considerado ilegal pela legislação eleitoral. Um total de 80% dos recursos da campanha teve essa origem ilegal.
O julgamento da chapa vencedora nas eleições de 2016 em Presidente Figueiredo havia iniciado em setembro deste ano com a decisão pela cassação, mas estava com os efeitos suspensos devido a apresentação de embargos.
Com a decisão do afastamento imediato na última terça-feira, o TRE deve determinar uma data para realização da eleição suplementar em Presidente Figueiredo. A legislação determina que na ausência do prefeito e vice-prefeito de um município quem assume o cargo de forma interina é o presidente da Câmara Municipal.
ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, presidente figueiredo, Romeiro Mendonça cassado, TRE-A cassa prefeito, TRE-Am, TSE, Amazonas