Prefeitura inicia Plano de Contingência das Cheias em 12 comunidades ribeirinhas
Manaus/AM - Como parte da execução do Plano de Contingência das Cheias 2018, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou um trabalho de prevenção de doenças em comunidades ribeirinhas que foram identificadas como áreas de risco para enchente na região do Baixo Amazonas. As comunidades de Nova Cesareia, Nossa Senhora do Carmo, Canaã, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Rosa 1 e Bom Sucesso foram visitadas nesta quinta-feira (17).
Nas comunidades, uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou ações para o controle de roedores, e a equipe de Educação em Saúde orientou para a prevenção das doenças. O trabalho incluiu ainda a distribuição de hipoclorito de sódio, utilizado na desinfecção da água para o consumo humano, e a distribuição de material informativo abordando questões como limpeza de caixa d’água, cuidados com os alimentos e em situações envolvendo animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões.
O setor de Vigilância da Água (Vigiágua Manaus), do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), também está executando ações do Plano de Qualidade da Água, que envolve um levantamento dos sistemas de abastecimento das comunidades. Na próxima quinta-feira, 24, a Semsa irá realizar o mesmo trabalho nas comunidades de São Pedro, Assentamento Nazaré, São Raimundo, São Francisco do Tabocal, União e Progresso, e Nossa Senhora da Conceição Jatuarana.
ASSUNTOS: cheia, comunidades, Manaus, Amazonas