Prefeitura intensifica testagem rápida para diagnóstico de hepatites em 140 UBSs de Manaus
Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus iniciou nesta sexta-feira (20) a Campanha Municipal de Combate às Hepatites Virais, com a intensificação das ações de educação em saúde, prevenção e detecção precoce da doença. A programação será executada na rede municipal de saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), até o dia 28 deste mês, data alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, informa que, durante a campanha, os profissionais de saúde irão reforçar a importância do uso do preservativo para a prevenção das hepatites B e C, que podem ser transmitidas por meio de relação sexual desprotegida. Também será intensificada a oferta de testagem rápida para o diagnóstico de hepatites B e C nas 140 UBSs que disponibilizam o serviço no município de Manaus.
De acordo com os dados no Sistema de Notificação de Agravos (Sinan), Manaus registrou no ano passado um total de 1.373 casos confirmados de hepatite, com 375 do tipo B e 233 do tipo C.
A técnica responsável pelas ações de controle das Hepatites Virais na Semsa, farmacêutica-bioquímica Christine Santana, explica que as ações intensificadas na campanha são realizadas na rotina diária de serviços nas Unidades de Saúde ao longo do ano, com a distribuição de preservativos, vacinação contra hepatite B e a oferta do teste rápido, que permite o diagnóstico precoce, início do tratamento e, assim, evitar o agravamento da doença.
ASSUNTOS: Campanha, hepatite, Prefeitura de Manaus, Amazonas