Programação de combate à tuberculose tem evento em Manaus
Manaus/AM - Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) lança, nesta sexta-feira (06/03), na avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus, uma programação de ações de alerta e luta contra a doença. A campanha É hora de vencer a tuberculose no Amazonas é coordenada pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose (Pect/FVS).
A campanha busca aumentar a conscientização sobre os efeitos da tuberculose e como a doença pode ser interrompida se tratada em tempo oportuno e adequadamente.
De 9 a 13 de março, será realizada Exposição de Tuberculose (EXPOTB) e atualização em diagnóstico e tratamento da tuberculose no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Em 20 de março, será realizada uma assembleia do Comitê Estadual de Tuberculose na Policlínica Cardoso Fontes, no Centro de Manaus.
Para a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, tuberculose é um sério problema de saúde pública nacional, e no Amazonas é uma preocupação também. A melhor forma de combater a tuberculose é com informação e diagnóstico precoce, por isso o Programa Estadual de Combate à Tuberculose intensifica em março as ações com intensa atividade de capacitação técnica no interior do Amazonas, comentou a diretora.
Teste molecular
De acordo com a coordenadora do PECT/FVS, Marlucia Garrido, o diagnóstico de tuberculose foi aprimorado com a implantação do teste rápido molecular ultra em 2019. Outra medida que influencia na detecção de pacientes é a inclusão de investigação de tuberculose nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Tudo isso tem contribuído para o aumento na detecção de casos e, consequentemente, aumento do número de casos da doença, afirmou.
A programação inclui também missa em memória das vítimas de tuberculose, no dia 23 de março, às 18h, na Paróquia São Sebastião, no Centro da capital. No dia 24, serão realizadas palestras durante todo o dia no Centro de Convivência Estadual do Idoso de Aparecida, na zona sul de Manaus. Em 26 de março, vai ocorrer o I Encontro sobre Tuberculose nas escolas estaduais. No dia 27 de março, será realizada uma videoconferência para todos os municípios do Amazonas sobre a campanha.
Ainda na última semana do mês, dos dias 23 a 27, será intensificada a socialização de informações sobre a doença nos meios de comunicação, salas de espera, escolas, busca ativa de casos na comunidade e serviços de saúde, além da realização de exames em todos os municípios do Amazonas.
Veja também
ASSUNTOS: Dia Mundial de Combate à Tuberculose, diagnóstico, FVS-AM, saúde, tratamento, Amazonas