Reaproveitamento de resíduos de embalagem pode ser maior em Manaus
Manaus/AM - A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) sediou, na terça-feira (3), a 5ª reunião do Fórum Amazonense por Logística Reversa, o qual é mediado pelo Ministério Público Federal (MPF) e tem coordenação técnica do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM). A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) é um dos órgãos integrantes do debate.
A reunião foi conduzida pelo procurador de Contas do Estado, Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, e contou com a presença do procurador da República, Leonardo de Farias Galiano, do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, do secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo Ricardo Rocha Farias, além de demais representantes de órgãos governamentais, empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), entidades de classe e associações de catadores de materiais recicláveis, entre outros.
O coordenador-geral de Acompanhamento de Projetos Industriais da Suframa, Claudenir Silva, que representou a autarquia no Fórum, ressaltou a necessidade de levar as discussões para o nível dos processos industriais. “O material de embalagem faz parte da composição do incentivo fiscal e temos que verificar de que forma poderíamos aumentar a cadeia produtiva local. Vamos levar essa mensagem em relação ao que podemos agregar, em termos dos processos produtivos, nessa etapa da reciclagem, para que tenhamos uma cadeia mais fortalecida”, afirmou, destacando a relevância ambiental que o Polo Industrial de Manaus agrega ao Amazonas e ao País como um todo.
Papel da Suframa é enfatizado
O procurador de Contas do Estado, Ruy Mendonça, ressaltou o papel da Suframa como parceira do Fórum desde o início, no mês de abril do ano passado. “É muito bom tê-los aqui pela função essencial de fomento da Suframa”, afirmou. A Suframa, inclusive, sediou as duas primeiras reuniões do Fórum, além de estar presente nos debates.
A programação da quinta reunião contou com exposições do Instituto Jogue Limpo sobre a logística reversa de embalagens plásticas e óleos lubrificantes; Eu Reciclo, empresa que trabalha na logística reversa por meio de créditos e mercados; e o projeto da PCE para a reciclagem de embalagens longa vida, em parceria com a Tetra Pack, além da apresentação da regulamentação do Decreto 41.863, de 30 de janeiro de 2020, que dispõe sobre a execução da Política Estadual de Resíduos Sólidos, e regulamenta dispositivos das Leis nº 4.457, de 12 de abril de 2017, nº 4.021, de 02 de abril de 2014, e da Lei promulgada nº 249, de 31 de março de 2015, e dá outras providências.
Veja também
ASSUNTOS: Fieam, logística reversa, material de embalagem, resíduos, Suframa, Amazonas