Recadastramento de pescadores vai iniciar em novembro no Amazonas
Os pescadores do Amazonas poderão ter acesso ao recadastramento das suas carteiras de pesca artesanal para obter acesso ao pagamento do seguro-defeso. O anúncio foi feito pelo secretário de Aquicultura e Pesca do Governo Federal, Jorge Seif Júnior, no 1º Encontro de Pescadores, Pescadoras e Entidades no Amazonas, promovido pelo vice-presidente da Frente Parlamentar da Pesca do Congresso Nacional, deputado federal Silas Câmara (Republicanos), e deputado estadual Dermilson Chagas (PP).
Trabalhadores ligados ao setor de pesca não fazem recadastramento desde 2014
O evento teve como principal objetivo esclarecer as principais dúvidas dos pescadores em relação aos benefícios sociais e apresentar as novas políticas que deverão ser mantidas pelo Governo Federal. Presidentes de entidades da pesca dos municípios do Amazonas estiveram presentes, além do presidente da Federação dos Sindicatos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Estado do Amazonas (Fesinpeam), Raimundo Braga, e do gerente executivo do INSS Amazonas, Raimundo Pereira Silva Neto.
Durante a reunião, a principal pauta era sobre o retorno do recadastramento das carteiras suspensas que está sem ocorrer desde 2014. Em resposta, o secretário afirmou que, após meses de organização da nova gestão à frente da pasta, foi decidido que o recadastramento iniciará no final do mês de novembro. “Quando assumimos, tivemos que organizar os documentos e reavaliar o sistema de recadastramento. Sendo feito, encontramos diversas falhas e que era preciso fazer uma reestruturação. Então, já iniciamos essa fase e, se Deus quiser, até o final do mês tudo estará pronto para que, a partir dessa data, nós possamos realizar o recadastramento nacional”, disse.
Fonte: Aleam - Foto: Janaílton Falcão/Amazonastur
ASSUNTOS: INSS, pescadores, Recadastramento, seguro-defeso, Amazonas