Resultados parciais de pesquisas na saúde são apresentadas na Fiocruz Amazônia
Manaus/AM - Os resultados parciais de 33 pesquisas de iniciação científica estão sendo apresentados durante a 15ª Reunião Anual de Iniciação Científica (Raic) da Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), que ocorre nesta semana até a sexta-feira (8), na sede da instituição, no Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
As pesquisas são desenvolvidas por graduandos de oito instituições de ensino do Amazonas sob a orientação de um especialista em cada área. O programa tem estudos que contemplam as seguintes sessões: Eco-epidemiologia, Saúde, Sociedade e Ambiente, Biotecnologia, Microbiologia, e Parasitologia. A coordenadora do PIC na Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, disse que o RAIC é momento de avaliar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito do programa. A ideia é saber como está o andamento da pesquisa e como tem sido o envolvimento do aluno diante do desafio proposto durante o estudo.
Serão três dias de apresentações dos resultados parciais de estudos desenvolvidos no PIC, entre as pesquisas está um estudo que tem o objetivo de compreender o impacto e o trabalho do Programa Mais Médicos no contexto da atenção básica em Manaus. Na área de biotecnologia, Stefanie disse que a maioria dos projetos são voltados para busca de novos fármacos e potenciais compostos.
ASSUNTOS: fapeam, fiocruz, pesquisas, Amazonas