Sema inicia processo de Acordo de Pesca no rio Mutuca, em Careiro e Autazes
A Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) por intermédio da Assessoria de Ordenamento Pesqueiro (Asspes) iniciou, nesta quarta-feira (30), a segunda reunião do processo de Acordo de Pesca, no rio Mutuca, nos municípios de Careiro da Várzea e Autazes na Região Metropolitana de Manaus.
De acordo com o coordenador da Asspes, Rogério Bessa, a reunião acontece na sede da comunidade rural Santa Maria, em Autazes e tem como objetivo principal regulamentar regras do Acordo de Pesca especificas para aquela área, em busca de solucionar conflitos internos que ocorrem na área do tratado entre pescadores comerciais e os moradores da localidade.
O engenheiro de pesca, João Bosco Ferreira, afirmou que o Ipaam está participando da elaboração das regras do acordo, entendendo que o entendimento é construção participativa entre os usuários dos recursos pesqueiros do rio Mutuca e o órgão gestor, a Sema.
A reunião atende pedido das lideranças comunitárias e, também, dos empresários do ramo de pousadas de pesca esportiva, que operam na região do rio Mutuca e nas áreas do entorno.
Participaram do encontro técnicos do Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) e representantes da Sema, das Secretarias de Estado da Produção Rural (Sepror), Executiva de Pesca e Aquicultura do Amazonas (Sepa) e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Careiro da Várzea e Autazes.
ASSUNTOS: Amazonas, pesca, Sema, Amazonas