Sema inicia processo do segundo acordo de pesca no Careiro da Várzea

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Assessoria de Ordenamento Pesqueiro (Asspes), iniciou, nesta sexta-feira (23), as primeiras discussões para construção do segundo processo de Acordo de Pesca previsto para acontecer no mês de março nas comunidades rurais Santo Antônio do Itá e Livramento, localizados no município Careiro da Várzea.
De acordo com o engenheiro de Pesca da Sema, João Bosco Silva, existem 22 Acordos de Pesca firmados no Amazonas, e eles servem para estabelecer regras de manejo de pescado e resolver conflitos entre pescadores das atividades comercial, esportiva e os moradores das comunidades rurais. Ainda neste ano, segundo Bosco Silva, está previsto a construção de dez novos acordos nas regiões Sul e Centro-Oeste do Estado.
O município Careiro da Várzea é formado por vários lagos, e, por conta dessa particularidade, é considerado uma referência na pesca comercial por concentrar grande potencial de cardumes, sendo uma das principais atividades econômicas daquela região. “O primeiro acordo esta sendo finalizado nas comunidades do Murumurutuba e Cumã. Agora estamos elaborando as regras do Acordo de Pesca das regiões do Itá e Livramento”, informou Bosco Silva.
Sensibilização
Na reunião foi realizado um trabalho de sensibilização com os moradores, com orientações básicas sobre armazenamento e o consumo adequado do pescado existente naquela região. A equipe da Asspes também iniciou o processo de geoprocessamento e zoneamento para identificar as áreas do Acordo de Pesca nas duas comunidades rurais e, ainda, os lagos que podem ser utilizados para subsistência ou preservados.

ASSUNTOS: careiro da varzea, pesca, Sema, Amazonas