Sistema de segurança em presídios do Amazonas ganha vigilância em tempo real
Manaus/ AM - As Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) firmaram uma parceria para intensificar e garantir a segurança nos presídios de Manaus e Itacoatiara. Com a implantação de um novo sistema de monitoramento interligado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), as unidades contam agora com vigilância por câmeras em tempo real durante 24h por dia.
Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, a estrutura de monitoramento é uma das maiores do sistema prisional brasileiro e conta com 432 câmeras divididas entre os presídios. “Os equipamentos estão presentes em locais que auxiliam nos trabalhos dos monitoradores e da segurança dos presídios. As imagens são gravadas em tempo real e acompanhadas pelos operadores presentes em cada unidade prisional e na central do CICC”.
Entre os locais monitorados pelas câmeras estão os lados externos e internos próximos às muralhas de cada unidade, corredores e pavilhões, áreas de procedimento de revistas de materiais, alimentos, visitantes e funcionários, corredores administrativos e áreas comuns, seguindo a característica e necessidade de cada unidade prisional.
Segundo o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, a vigilância vai ajudar a identificar os primeiros sinais de um possível motim e evitar rebeliões: “Estabelecemos um link do CICC com todo o sistema prisional e agora é possível acompanhar em tempo real toda a movimentação dentro das unidades do sistema prisional da cidade de Manaus. Qualquer deslize ou qualquer movimento diferenciado lá dentro do presídio, a gente consegue atuar com mais precisão”, destacou Bosco.
ASSUNTOS: Amazonas, câmeras, presídios, Amazonas