Susam confirma que contêineres são para armazenar corpos de vítimas do coronavírus
![Foto: Caio Guarlotte/Portal do Holanda](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-980051-imagem-foto-1amazonas.jpeg)
Manaus/AM - A chegada de contêineres frigoríficos ao Hospital Delphina Aziz nessa sexta-feira (4), provocou um reboliço entre a população. Isso porque o espaço seria usado para acondicionar os corpos das vítimas mortas por Covid-19 na unidade.
Assim que a notícia começou a se espalhar, muitos a classificaram como fake news e por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) resolveu emitir uma nota para esclarecer a polêmica. No documento, a instituição confirma que os corpos ficarão guardados no espaço e dá detalhes, confira:
Nota sobre câmara frigorífica no HPS Delphina Aziz
A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que segue todos os padrões de segurança já definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para manuseio de corpos de pessoas que faleceram por Covid-19.
Os corpos devem ser acondicionados em compartimento refrigerado, mas por segurança biológica e limitação de espaço, ficou definido que não ficarão no necrotério comum. Por isso, desde o início dessa semana a secretaria providenciou junto com o Hospital Delphina Aziz a instalação de containers frigoríficos naquela unidade.
Um deles adquirido pelo hospital foi instalado no meio da semana e um segundo container doado por um empresário local será também disponibilizado no hospital.
Veja também
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: contêiner frigorífico, corpos mortos covid-19, Amazonas, Coronavírus