TCE Amazonas vai assinar termo com prefeitura para solucionar lixão a céu aberto
Acompanhada do relator das contas de Parintins, vice-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Mario de Mello, e do coordenador de ações ambientais da corte de contas, conselheiro Julio Pinheiro, a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, assinará um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, no qual a Prefeitura se compromete em solucionar a situação do lixão a céu aberto no município.
Destinação incorreta dos resíduos é problema no município de Parintins, afirma Yara Lins, presidente do TCE-AM
A assinatura do TAG está prevista para a terça-feira (21/10), no Bumbódromo de Parintins, com a presença de diversas autoridades.
“O problema do lixão em Parintins é histórico e prejudica a sociedade como um todo afetando a economia, o turismo e, principalmente, a qualidade de vida da população. Com o TAG esperamos que o Poder Público tome as medidas adequadas para solucionar o problema”, disse a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos.
Lixo assola interior
De acordo com o vice-presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello, o TAG com o município de Parintins será o primeiro dentre os firmados com as prefeituras do interior do Amazonas.
“Infelizmente esta questão do lixão a céu aberto assola vários municípios do Amazonas e o TCE, como órgão fiscalizador pedagógico, estará atento a esta questão, que é uma questao de saúde pública. para fazer um trabalho pedagógico, mas também punitivo em defesa da sociedade e do meio ambiente”, garantiu o conselheiro Mario de Mello.
Destinação do lixo - Além da assinatura do TAG, Parintins sediará, a partir do dia 29 deste mês, a exposição “Lixo nosso de cada dia: o que você faz com ele” que promove uma reflexão sobre a destinação correta dos resíduos, que está exposta no 2° Simpósio.
Foto: Divulgação/TCE-AM
ASSUNTOS: frank bi garcia, lixão a céu aberto, Parintins, tce-am, Amazonas