Transatlântico Amera atraca em Manaus e é inspecionado pela Anvisa
Manaus/AM - O transatlântico Amera, de origem alemã, foi inspecionado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após atracar, na manhã desta quarta-feira, dia 18, no porto de Manaus, cumprindo normas de segurança e prevenção ao contágio por coronavírus, além de que passageiros ou tripulantes do navio não estão autorizados a desembarcar na cidade.
Segundo o coordenador de vigilância sanitária de portos e aeroportos e fronteiras da Anvisa, Jefferson Caldas, o navio chegou por volta de 8h e logo em seguida foi iniciada a inspeção. "Às 8h40 nós iniciamos o procedimento de inspeção do navio. A nossa finalidade nessa inspeção foi exatamente verificar todas as condições sanitárias em relação aos objetos que nós monitoramos: água, resíduos, efluentes, climatização, limpeza, desinfecção, gerenciamento de resíduos sólidos e, principalmente, em relação à situação de saúde de tripulantes e também de passageiros da embarcação", explicou Jefferson.
A bordo estão 995 pessoas
O cruzeiro Amera ancorou no porto de Manaus com 995 pessoas, sendo 571 passageiros e 424 tripulantes, entre eles, uma única brasileira, identificada pelo sexo feminino, que não teve a identidade relevada. Segundo a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o cruzeiro Amera será o último navio a aportar em Manaus na atual temporada. Outros cincos, que já estavam programados, foram cancelados.
Partida deve ser amanhã
"Foi possível atestar que essa embarcação se encontra dentro das condições sanitárias exigidas pela Anvisa, assim como as condições de saúde de toda a tripulação e dos passageiros também estão dentro da normalidade, principalmente em relação ao coronavírus. Não temos nenhum caso suspeito, durante essa viagem também não foi apresentada nenhuma situação de saúde que se enquadrasse como caso suspeito em relação ao Covid-19", afirmou Caldas.
Ainda de acordo com a Anvisa, o navio deve permanecer na cidade até o fim da tarde desta quinta-feira (19/03).
Como a embarcação solicitou da Anvisa diversas operações e nós autorizamos, como por exemplo, retirada de óleo, reabastecimento de água, reabastecimento de alimentos, retirada de resíduos, então é necessário que haja um tempo para que cada operação dessa possa acontecer. Algumas dessas operações estão acontecendo hoje durante o dia todo, outras acontecerão amanhã, então essa embarcação só estará disponível para zarpar a partir das 17h de amanhã.
Veja também
ASSUNTOS: Amera, Anvisa faz inspeção, COVID-19, Passageiros e tripulantes, turismo, Amazonas, Coronavírus