Universitários da UEA fazem campanha de doação de sangue em Manaus
Manaus/AM - Além das instruções de primeiros socorros como atividade regular do 'Projeto For Life' da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), os acadêmicos realizaram nesta terça-feira (10), a campanha de doação de sangue para garantir o estoque para o fim de ano da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
A iniciativa auxilia acadêmicos da área da saúde que estão preocupados com a pouca procura da população para a doação, pois segundo pesquisas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada mil habitantes brasileiros, apenas 16 pessoas realizam a doação.
Dara Targino, discente de Enfermagem da ESA/UEA, destaca a importância de conscientizar a comunidade acadêmica para valorizar a atitude do doador para salvar vidas. "O programa For Life tem o objetivo de instruir leigos a salvarem vidas com primeiros-socorros e incentivar as pessoas a doarem sangue também faz parte disso", enfatiza Targino.
A propaganda pela mídia e o compartilhamento da experiência sobre a doação de sangue é decisivo para que muitos estudantes procurem unidades móveis ou fixas, avalia o discente de Odontologia da ESA/UEA, Gabriel Aparicio. "Por meio de propagandas eu descobri que pessoas estavam precisando de doação de sangue e, como isso é importante não somente para os outros, mas até para nós mesmos", salienta Aparicio.
Foto: Divulgação/UEA
ASSUNTOS: Campanha, doação de sangue, Manaus, UEA, Amazonas