UPA Cidade Nova vai desafogar Platão Araújo, diz secretário

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - A entrega, em duas semanas, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, irá desafogar em até 30% o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo. A previsão é do secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, que esteve na unidade nesta terça-feira (9), para acompanhar os serviços de limpeza e montagem de equipamentos e mobília. Localizada na avenida Camapuã, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, a unidade, com funcionamento 24h, deverá atender, em média, 4,5 mil pessoas por mês.
De acordo com o titular da Susam, a UPA é destinada ao atendimento de casos de baixa e média complexidade, ampliando assim a oferta desses serviços, na zona norte da capital. A unidade deverá também funcionar como apoio ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, localizado no bairro Jorge Teixeira, zona leste. O Platão Araújo recebe pacientes da zona norte, muitos deles, atendimentos de baixa e média complexidade.
“Essa unidade foi planejada para receber a demanda da zona norte e, também, dar suporte ao Platão Araújo, que acaba sobrecarregado, recebendo pacientes de baixa e média complexidade, que agora terão a UPA para atendimento”, ressaltou. Os prontos-socorros, disse ele, são específicos para casos de alta complexidade, como acidentes de trânsito, ferimentos por armas de fogo e arma branca e outros traumas graves.
Segundo Orestes de Melo Filho, a entrega da nova unidade deve acontecer até o dia 23. Quando pronta, juntamente com o SPA Danilo Corrêa, na avenida Noel Nutels, Cidade Nova, e o SPA Eliameme Mady, na avenida Samaúma, Monte das Oliveiras, deve compor o atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade na zona Norte de Manaus. A unidade deve funcionar com uma equipe de 70 profissionais, entre servidores, médicos e técnicos que serão responsáveis por uma média de 150 atendimentos diários.

ASSUNTOS: Manaus, Platão Araújo, Susam, Amazonas