Virada Sustentável abre inscrições para artistas e projetos culturais em Manaus
Manaus/AM - Com objetivo de unir cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade, a Virada Sustentável Manaus está selecionando artistas e projetos culturais para integrar a programação da quinta edição do festival, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho, em mais de 20 pontos da cidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até essa segunda-feira, dia 10 de junho, através do site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.
O edital contempla projetos que se enquadram nas modalidades de teatro, dança, tradução em libras, música, grafitti, artes cênicas e artes gráficas. Cada oponente pode se inscrever individualmente ou em grupo. Para receber o financiamento financeiro, é necessário cadastramento de pessoa jurídica representante, mediante o envio de comprovação, no prazo a ser estipulado pelo festival.
Para auxiliar os artistas que não são formalizados e desejam se inscrever, a organização da Virada Sustentável Manaus realizará uma oficina sobre o processo para se tornar Microempreendedor Individual (MEI). O encontro será no dia 25 de junho, na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), localizada na Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10.
O edital de adesão de artistas não tem um número pré-definido de vagas para cada categoria. Os projetos devem, obrigatoriamente, estar relacionados a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Alguns exemplos são igualdade de gênero, saúde e bem-estar, consumo e produção responsáveis, educação de qualidade, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e erradicação da pobreza.
Segundo a coordenadora da mobilização, Paula Gabriel, a proposta é valorizar os artistas locais que utilizam seu trabalho e influência para disseminar informação e conscientizar a sociedade sobre questões de relevância social. “Buscamos atrações culturais que apresentem a sustentabilidade e seus diferentes temas a partir de uma abordagem positiva, inspiradora e alegre, proporcionando uma virada de consciência na população”, explica.
Para a seleção das iniciativas, a organização do festival levará em conta três quesitos principais: relevância e atratividade do conteúdo para o público, aderência à proposta da Virada Sustentável e capacidade de atendimento, pela organização, das necessidades técnicas dos projetos.
ASSUNTOS: Manaus, virada sustentavel, Amazonas