Vocação como destino turístico de Manaus é destaque em revista internacional
Manaus é destaque na capa de setembro da revista “American Way”, da companhia aérea norte-americana American Airlines. Com reportagem de 13 páginas, a revista distribuída aos passageiros de uma das maiores companhias aéreas do mundo, apresenta as belezas e os encantos da principal cidade da Amazônia.
Para o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a reportagem é um reconhecimento à vocação turística da cidade. “Manaus é uma cidade que desperta o interesse de todo mundo, por estar dentro da maior floresta tropical do planeta. E a prefeitura tem ajudado a preparar cada vez mais a cidade para o turismo, o que ajuda na economia e no desenvolvimento da cidade”, avalia.
A reportagem começa explicando que a cidade não é apenas a porta de entrada da maior floresta tropical do mundo e afirma que “com dois milhões de pessoas e um rico caldeirão de culturas, incluindo imigrantes europeus atraídos pelo boom da borracha no século 19 e dezenas de etnias indígenas, há muito o que explorar nessa paisagem urbana incomparável”, traz um trecho da publicação.
Com depoimentos de moradores da cidade, a reportagem apresenta ao leitor os principais pontos turísticos do Centro Histórico de Manaus, como o mercado Adolpho Lisboa, Museu da Cidade de Manaus, o Teatro Amazonas e a igreja de São Sebastião. “Você tem que vir! Esse museu mostra nossas tradições e é totalmente gratuito!”, afirma à reportagem a influenciadora de mídia digital Carol Heinrichs, 35, referindo-se ao Museu da Cidade de Manaus.
Administrado pela Prefeitura de Manaus, o Museu da Cidade de Manaus funciona no Paço da Liberdade e está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, com última entrada às 16h20. O local, que tem entrada gratuita, é a casa que conta a história da cidade, demonstrando às gerações atuais e vindouras os testemunhos materiais e imateriais que retratam a vida cotidiana, as identidades e as culturas das gerações atuais e as anteriores por meio de exposições de longa e curta duração.
Ainda no centro histórico, a reportagem detalha os produtos e a beleza do mercado Adolpho Lisboa, outro ponto turístico administrado pela prefeitura. “As barracas oferecem uma grande variedade de artesanato de aldeias indígenas, remédios de ervas e sabonetes perfumados”, descreve a revista, ao apontar os peixes, especialmente o tambaqui, “os reis do mercado”.
Saindo do centro histórico, a reportagem mergulha na culinária local, apresentando o tradicional tacacá, servido em “bancas” espalhadas pela cidade, e os restaurantes que vendem comida regional e encantam turistas e moradores de Manaus, além da vida noturna da cidade, com os bares da zona Centro-Sul.
Fotos: Alex Pazuello/Semcom
ASSUNTOS: American Airlines, American Way, Manaus, revista, urismo, Amazonas