ADIN dos Comissários tem novo relator no STF
Manaus (Portal do Holanda) - Tão complicada quanto a nomeação dos cinco policiais civis ao cargo de delegado, assegurada em meio à decisões judiciais, é a ascensão de pelo menos 124 comissários ao comando de delegacias em Manaus. A manobra autorizada em 2004 pela Assembleia Legislativa do Estado, a pedido do governador da época, Eduardo Braga (PMDB), é questionada na Justiça.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN 3415) está há sete anos e dois meses vagando pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e no dia 19 de abril ganhou um novo relator, o ministro Cezar Peluso. Até então o caso estava sendo relatado pelo ministro Ayres Brito.
Em 2005, o então procurador-geral da República, Claudio Fonteles, ajuizou ADI no Supremo Tribunal Federal contra leis do Amazonas que autorizaram a transposição de cargos na Polícia Civil do Estado. A Lei 2.917, de 2004, transferiu automaticamente 124 comissários de Polícia de Classe Única para a função de delegado de Polícia Civil da 5ª Classe.
Por meio de uma lei anterior (Lei 2.875), também aprovada em 2004, o quadro permanente da Polícia Civil foi reorganizado de forma a equiparar o cargo de delegado com o de comissário em termos de atribuições e remuneração. NULL
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Amazonas