Amazonas treina 250 policiais para o Ronda do Bairro
Governo treina 250 policiais para o Ronda do Bairro
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) deu início, nesta quinta-feira (21), à capacitação da terceira turma de policiais civis e militares para atuação no programa Ronda do Bairro. O governador em exercício do Amazonas, José Melo, presidiu a aula inaugural da turma de 250 policiais, que vão passar por mais de 100 horas de curso em 13 disciplinas voltadas ao policiamento comunitário.
“Estamos com nossos planejamentos colocados em execução e estamos tendo êxito, cumprindo tudo o que estava previsto. Estamos treinando o nosso pessoal, adquirindo equipamentos, armamentos e a tecnologia que será embarcada nos veículos para permitir que, em tempo real, você possa acompanhar a ação policial sob todos os aspectos. É um sistema amparado no que há de mais moderno em termos de tecnologia”, destacou o José Melo.
A formação dos policiais é uma das principais bases para a implantação do Ronda do Bairro. Até o dia 12 de agosto, 750 agentes das Policias Civil e Militar do Amazonas serão habilitados para atuar conforme as diretrizes de polícia comunitária do programa. “Vamos implantar primeiramente na capital e depois nos municípios polos”, frisou José Melo.
Idealizado pelo Governador Omar Aziz, o Ronda do Bairro terá investimentos de R$ 200 milhões para equipar e treinar a corporação, além de aumentar em cinco mil o efetivo policial. Este ano, já foram investidos R$ 10 milhões na compra de armamentos e munições e 400 policiais passaram pela capacitação para atuar no programa. As primeiras 60 motocicletas que serão usadas no Ronda do Bairro também já foram entregues à PM e a aquisição das viaturas está em processo preparatório da licitação.
O Ronda do Bairro será implantado a partir de novembro nos bairros da zona norte de Manaus. Nessa área, seis Distritos Integrados de Polícia (Dips) serão reformados e reequipados pelo Governo do Estado nos próximos meses.
Durante o discurso para os policiais, o secretário de Segurança Pública, Zulmar Pimentel, reforçou a importância da formação para assegurar o funcionamento do programa e diminuir os atuais índices de violência. “Aumentamos a repressão e temos tirado de circulação muitas quadrilhas e criminosos. De início, tem-se a sensação de que a violência cresceu, mas o que houve é que melhorou o combate ao crime, e a polícia está de parabéns”, disse Pimentel. Segundo o secretário, à medida que o programa for sendo implantado, com o foco na prevenção, os índices de criminalidade vão cair naturalmente.
Até o final do ano, a SSP planeja capacitar cerca de 1.750 homens em cursos voltados ao policiamento comunitário, a maioria para ser empregada no Ronda do Bairro da zona norte, a primeira a ser contemplada pelo projeto. Cada território de três quilômetros quadrados, em média, terá uma unidade com 18 policiais que vão se revezar 24 horas em duas motocicletas e uma viatura equipada com câmeras, GPS, telefone e computador, ferramentas para facilitar a comunicação do cidadão.
NULLASSUNTOS: Manaus