Cheia obriga caboclo e gado a viverem dentro d'agua. Clique e veja mais fotos
Manaus ( Portal do Holanda) - O rio Solimões está invadindo Manacapuru. Na área rural os pastos cederam lugar a alagados e o gado - como parte dos moradores do local, sem ter para onde ir - estão se habituando a uma nova realidade: viver dentro d'agua. Os fazendeiros torcem para que o Solimões pare de subir ou vão perder parte do rebanho que não pode ser transferido para a terra firme.
- O quadro é chocante em todos os aspectos. Mas nada é pior do que o desespero de tanta gente humilde, ilhada, sem ter para onde correr e numa luta incessante para salvar o que pode para garantir a sobrevivência até que chegue alguma ajuda do governo, disse um morador do local.
Nesse enfrentamento contra a natureza, as poucas cabeças de gado são colocadas em marombas improvisadas.
- Infelizmente, nem todo gado consegue sobrevivier devido a uma doença provocada pela umidade que afeta os cascos de muitos animais confinados em marombas., disse José Castelo Branco.
Em poucas horas de viagem pelos rios que banham o município é comum deparar-se com cenas de pessoas em meio as plantações submersas na expectativa de salvar um pouco da produção perdida.
ASSUNTOS: Amazonas, cheia do rio solimões, Manacapuru, Amazonas