Amazonas registra mais de 200 casos de pessoas desaparecidas neste ano
Manaus/AM - Mais de 200 desaparecimentos de pessoas foram registrados em delegacias da Polícia Civil no Amazonas, entre janeiro e março de 2019, conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). No final de maio, a SSP e o Ministério Público do Estado (MP-AM) firmaram um termo de parceria para troca de informações entre os órgãos, com o objetivo de facilitar buscas.
Na capital, o registro de pessoas desaparecidas, acima de 18 anos, pode ser feito em qualquer Distrito Integrado de Polícia e é investigado, especialmente, pela Delegacia Especializada em Ordem Polícia e Social (Deops). Casos envolvendo crianças e adolescentes devem ser registrados na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).
Segundo as estatísticas da SSP-AM, o mês com maior número de notificações de desaparecimentos foi março, com 74 registros no total. De acordo com a titular da Deops, delegada Catarina Saldanha, o perfil dos desaparecidos não segue um padrão, sendo registrados casos envolvendo jovens, idosos, homens e mulheres, nas mais variadas faixas etárias e níveis sociais.
Das 202 pessoas desaparecidas nos últimos três meses, 122 foram homens e 80 mulheres. Entre os homens, os desaparecimentos aconteceram, em sua maioria, com pessoas em idade de 18 a 24 anos e 35 a 64 anos. Já entre as mulheres, os desaparecimentos ocorreram principalmente entre pessoas de 18 a 24 anos.
Denúncias
A delegada Catarina Saldanha faz questão de ressaltar que, em caso de desaparecimentos, não é preciso esperar para procurar a polícia. “A partir do momento que a pessoa percebeu o desaparecimento, ela pode nos procurar para realizar o Boletim de Ocorrência e iniciarmos as investigações. Não é preciso esperar 24h ou 48h”.
Ela também destaca que, ao procurar a delegacia para realizar a denúncia, é importante levar uma foto recente da pessoa, além de fornecer o máximo de informações sobre o desaparecido, uma vez que a partir desses dados é montado um perfil da pessoa e são iniciadas as investigações.
Segundo a delegada, a participação da população também é muito importante no fornecimento de informações que levem ao paradeiro dessas pessoas. Por isso, ela reforça a necessidade das denúncias, que podem ser anônimas, pelos telefones 181, da Secretaria de Segurança; Disque 100, e da própria Deops, pelo (92) 3656-8575.
A Deops fica no prédio da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, 180, Dom Pedro, zona centro-oeste. O horário de funcionamento da especializada é das 8h às 17h, sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira. Após as 17h, finais de semana e feriados, as denúncias podem ser feitas em qualquer delegacia.
ASSUNTOS: Amazonas, Deops, DEPCA, desaparecidos, Manaus, PC-AM, PM-AM, SSP-AM, Policial