Operação 'Florestas de Papel' mira donos de madeireiras e servidores públicos no Amazonas
Manaus/AM - A Polícia Federal realiza na manhã dessa sexta-feira (12), no Amazonas a operação Florestas de Papel que tem o objetivo de desmantelar um esquema criminoso que teria movimentado mais de R$ 80 milhões por meio da extração ilegal de madeira na Amazônia.
Além do estado, a ação acontece simultaneamente nos estado de Roraima, Pará, Mato Grosso e Maranhão e mira donos de madeiras e agentes públicos. No total, a polícia deve cumprir 56 mandados de busca e apreensão em endereços comerciais e residenciais.
Há ainda quatro mandados de suspenso de atividades econômicas. Segundo as investigações, por conta do esquema que envolve 22 madeireiras, mais de 91. 000 metros cúbicos de madeiras foram desmatados.
A maioria das espécies está em extinção e eram retiradas principalmente de Roraima. Para removê-las, as empresas envolvidas usavam empresas falsas e laranjas. Elas ainda contavam com a ajuda de agentes públicos de dentro do Ibama, que recebiam propina para emitir documentos conhecidos como DOFs.
ASSUNTOS: Amazonas, desmatamento, esquema, Policial