Campeã do boxe Imane Khelif abre queixa após polêmica sobre gênero
A boxeadora argelina Imane Khelif, campeã olímpica na categoria até 66kg nos Jogos de Paris 2024, está processando aqueles que a caluniaram e assediaram na internet. Khelif contratou um escritório de advocacia de Paris para apresentar uma queixa formal por cyberassédio agravado.
A atleta, que conquistou a medalha de ouro nesta sexta-feira (9), se envolveu em uma polêmica sobre questões de gênero após derrotar a italiana Angela Carini. Carini abandonou a luta após 46 segundos, o que gerou uma discussão acirrada nas redes sociais sobre o gênero de Khelif. A polêmica também gerou debates públicos entre autoridades.
Mesmo enfrentando ataques online, Khelif avançou na competição e se tornou campeã. Em comunicado, a boxeadora afirmou: “Após o tempo esportivo, vem o tempo judicial”. O escritório de advocacia apresentou a queixa ao polo de combate ao ódio online da Promotoria de Paris.
A investigação penal buscará identificar os responsáveis pela campanha de assédio misógino, racista e sexista contra Khelif, bem como aqueles que contribuíram para amplificar o linchamento digital.
Paris, 10 de agosto de 2024.
ASSUNTOS: Olimpíadas 2024 em Paris