Compartilhe este texto

Delegação de Israel é vaiada e aplaudida durante a abertura dos Jogos

Por Folha de São Paulo

26/07/2024 19h15 — em
Olimpíadas 2024 em Paris



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A delegação israelense recebeu aplausos e vaias durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, nesta sexta-feira (26).

O barco que levou os atletas do país pelo rio Sena apareceu parcialmente vazio na transmissão pela TV, sem representantes ou a bandeira de Israel. Minutos depois, a embarcação reapareceu, dessa vez com os israelenses presentes.

Eles receberam vaias e aplausos, segundo a agência Reuters. Gritos de "Palestina! Palestina" também foram ouvidos conforme avançou o barco, em que também estavam as delegações de Islândia, Itália e Jamaica.

A delegação da Palestina, composta por oito atletas, foi vista fazendo sinal da paz com as mãos. Eles competirão no atletismo, boxe, judô, natação, taekwondo e tiro esportivo. Na quinta-feira (25), chegaram ao aeroporto de Paris e foram recepcionados por ativistas com gritos de "Palestina livre".

Preocupado com a segurança do evento, o comitê organizador montou um esquema de guerra para a abertura, com 45 mil policiais, espaço aéreo bloqueado, mais de 80 barcos de patrulhamento, e sonares para detectar bombas nas águas do Sena.

Os competidores israelenses estão sendo escoltados por unidades táticas de elite e recebendo proteção 24 horas por dia durante as Olimpíadas devido à guerra em Gaza, dizem as autoridades.

Protestos contra as ofensivas de Israel em Gaza têm sido registrados por Paris e diante dos atletas israelenses. Na quarta-feira (24), o hino do país foi vaiado antes da partida de estreia do time masculino de futebol, contra o Mali. Gritos de "Palestina livre" também foram registrados durante a partida.

Dezenas de milhares de pessoas já morreram desde o início dos conflitos entre Israel e o Hamas, em outubro de 2023. Segundo o Comitê Olímpico Palestino, 300 atletas, funcionários e voluntários do mundo do esporte foram mortos na Faixa de Gaza. O órgão pediu reiteradamente a exclusão dos atletas de Israel dos Jogos

Outro conflito que teve repercussões na abertura é a Guerra da Ucrânia. Impedidos de participar das Olimpíadas representando seu país, os russos foram liberados para competir como atletas neutros, sem fazer menção a símbolos nacionais russos como a bandeira ou o hino. Eles não estiveram na cerimônia de abertura.

A delegação ucraniana, por outro lado, foi ovacionada pelo público quando passou pelo Sena sob chuva.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Olimpíadas 2024 em Paris

+ Olimpíadas 2024 em Paris