Compartilhe este texto

Israel alerta França sobre potencial ataque iraniano nos Jogos Olímpicos

Por Portal Do Holanda

25/07/2024 21h31 — em
Olimpíadas 2024 em Paris


Foto: Helena Petry/COB

Nesta quinta-feira (25), o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, informou seu homólogo francês, Stéphane Séjourné, sobre um possível plano iraniano para atacar atletas e turistas israelenses durante os Jogos Olímpicos de Paris. O alerta vem em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio devido à recente ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza.

Katz expressou preocupações sobre a ameaça representada por grupos terroristas iranianos que poderiam tentar realizar ataques durante o evento. Embora não tenha fornecido detalhes específicos sobre a ameaça, o ministro israelense destacou a gravidade da situação. 

Em resposta, a missão iraniana na ONU rejeitou as acusações, afirmando que “atos terroristas não fazem parte dos princípios dos grupos de resistência” e acusou de desinformação.

O Ministério das Relações Exteriores da França se recusou a comentar sobre o alerta. Em 2018, a França havia descoberto um plano de atentado elaborado por um diplomata iraniano, que foi condenado na Bélgica.

A delegação israelense se apresentará ao lado de atletas italianos e jamaicanos na cerimônia de abertura dos Jogos, marcada para sexta-feira (26), no rio Sena. O primeiro jogo de futebol da seleção israelense contra Mali, na quarta-feira (24), foi marcado por vaias ao hino nacional israelense e por bandeiras palestinas nas arquibancadas, mas as medidas de segurança foram eficazes.

O incidente revive memórias do ataque de 1972 durante os Jogos Olímpicos de Munique, quando 11 membros da delegação olímpica de Israel foram mortos por militantes palestinos do Setembro Negro.
 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Olimpíadas 2024 em Paris

+ Olimpíadas 2024 em Paris