Compartilhe este texto

Racismo: atacante da França que fez gol contra a Argentina é atacado nas redes sociais

Por Portal Do Holanda

02/08/2024 21h20 — em
Olimpíadas 2024 em Paris


Foto: Reprodução/Sportv

O atacante francês Jean-Philippe Mateta tem enfrentado ataques racistas após marcar o gol da vitória por 1 a 0 da França sobre a Argentina nas quartas de final do futebol masculino na Olimpíada de Paris. O jogo ocorreu em Bordeaux nesta sexta-feira (2), e Mateta, que atua pelo Crystal Palace, anotou o único gol da partida com um cabeceio aos 5 minutos.

Desde o jogo, o Instagram de Mateta foi inundado com comentários racistas, muitos provenientes de contas argentinas. É importante destacar que Mateta é francês legítimo, filho de mãe francesa e pai congolês, mas alguns comentários racistas utilizam a bandeira de Angola.

A partida ocorre em um clima de tensão, exacerbado por eventos recentes. Poucas semanas antes, a seleção argentina principal gerou controvérsia ao comemorar a vitória na Copa América com uma música racista e transfóbica durante uma live do volante Enzo Fernández. A letra da música, que se tornou conhecida na Copa do Mundo de 2022, foi criticada por seu conteúdo ofensivo.

A tensão culminou em confrontos físicos no Stade Matmut-Atlantique, que se estenderam até os vestiários após o jogo. A França avançou para as semifinais e enfrentará o Egito, enquanto a Argentina foi eliminada da competição.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Olimpíadas 2024 em Paris

+ Olimpíadas 2024 em Paris