Compartilhe este texto

Sobre pesquisa eleitoral na mídia

Por Portal Do Holanda

04/04/2024 19h41 — em
Ombudsman



Na quarta-feira 3, seis portais de notícias de Manaus anunciaram a formação de um consórcio para divulgação de pesquisas eleitorais deste ano. É uma parceria com o Ipen (Instituto de Pesquisas do Norte), empresa que atuava “no mercado do varejo” há duas décadas” e agora, “pela primeira vez decidiu investir nos levantamentos focados na seara eleitoral”, conforme se pode ler no portal Amazonas Atual, um dos participantes do consórcio. Os outros são: BNC Amazonas, Portal Único, Portal do Marcos Santos, Portal do Mário Adolfo e Blog do Hiel Levy. Todos dirigidos por jornalistas profissionais, confirmam os textos divulgados. O Portal Único tem no comando Cláudio Barboza, enquanto Neuton Corrêa está à frente do BNC Amazonas. No portal Mário Adolfo está escrito: “Todos os sites envolvidos são dirigidos por jornalistas profissionais com mais de duas décadas de atuação no mercado”.

Manchetes dos portais para anunciar a novidade. “Consórcio de portais anuncia nova pesquisa eleitoral de série exclusiva” (Portal do Marcos Santos); “Portais, em parceria com o Ipen, vão divulgar 2ª pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Manaus” (Portal Amazonas Atual”;  “Consórcio de portais vai divulgar pesquisa sobre a corrida para a prefeitura de Manaus” (Portal Único); “Consórcio de sites divulga pesquisa em Manaus” (Portal do Mário Adolfo) e “Portais de notícias de Manaus fazem parceria com instituto com trajetória impecável no mercado de varejo para oferecer números confiáveis da corrida eleitoral em Manaus” (Blog do Hiel Levy).

O Blog do Hiel Levy explica que os resultados das pesquisas serão apresentados pelos dirigentes dos portais, “em mesa redonda” e também cita a experiência desses profissionais: “Todos têm larga experiência na política e passaram por cargos de comando nas principais redações ou na administração pública do Amazonas. A mesa redonda de divulgação do monitoramento das intenções de votos dos manauaras, na disputa pela Prefeitura de Manaus em 2024, será transmitida ao vivo. Os perfis individuais e empresariais dos jornalistas no FaceBook, Instagram e Youtube, além dos portais que fazem parte do consórcio, farão a transmissão”.

A divulgação da parceria de portais de notícias com um instituto de pesquisa aconteceu no mesmo dia em que o ex-deputado federal Marcelo Ramos deixou o PSD e assinou ficha de filiação ao PT, na presença do presidente Lula, de quem recebeu convite para ser candidato à prefeitura de Manaus. Por enquanto, pré-candidato. Tudo assim, de supetão. Marcelo postou fotos ao lado de Lula, no evento no Rio de Janeiro, quando Anielle Franco, ministra de Igualdade Igualdade Racial, também ingressou no PT. Marcelo, ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, divulgou o fato e postou fotos com o presidente da República na cerimônia de filiação. Também já mandou os primeiros “recados”. 

 O Jornal Folha de S.Paulo, nesta quinta-feira 4, cita vídeos de Marcelo, em que ele faz críticas diretas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o principal adversário político de Lula e da esquerda. “Desafio lançado: o que Bolsonaro fez por Manaus? Eu lembro, sim, da falta de oxigênio no governo dele, da falta de vacina no governo dele e dos ataques à Zona Franca no governo dele. Esses foram os legados do governo Bolsonaro para a cidade Manaus”, reproduz a Folha. Até este momento, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) é o escolhido de Bolsonaro para disputar a prefeitura de Manaus. Portanto, se tudo der certo, Bolsonaro e Lula terão “representantes” diretos na briga pela cadeira do prefeito David Almeida (Avante) que, na prática, já está em campanha há quatro anos. 

Até onde se tem notícia, Marcelo Ramos, que iniciou na política como vereador de Manaus e deputado estadual, não aparecia nas pesquisas de opinião. Mas estará  nas próximas pesquisas, quando os números do Ipen serão mostrados/divulgados por um consórcio de portais e, de acordo com o Portal do Hiel Levy, “para oferecer números confiáveis da corrida eleitoral em Manaus”. Pode-se deduzir que nem sempre os dados apresentados são confiáveis? De certo, e por enquanto, tudo ainda está na fase de especulações, planos, conversas e as desavenças de sempre. O PT integra a federação  que inclui PCdoB e PV, partidos de esquerda. Logo depois do festejado ingresso de Marcelo no PT, o ex-deputado Eron Bezerra (PCdoB), por exemplo, disse que mantém a sua pré-candidatura. “Eu não costumo brincar”, afirmou, segundo o BNC Amazonas. E no próprio PT outros nomes estão na lista de pré-candidatos. O que virá amanhã?  

Enquanto isso, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) faz parceria com a AGU (Advocacia-Geral da União) e com a PF (Polícia Federal), para combater fake news nas eleições de outubro deste 2024. Durante a campanha para a eleição de 2022, notícias falsas fizeram a festa. De lá para cá, junto com a IA (Inteligência Artificial), surgiu uma nova forma de enganação, com o nome de deepfake. É um engenho tão perfeito que é quase impossível perceber a falsidade diante uma imagem mostrando uma pessoa, conhecida de todos, falando coisas que ela nunca falou. Igualmente a voz de qualquer pessoa pode ser ouvida  numa gravação que ela nunca fez. É mais um desafio para a democracia e para os veículos de comunicação de um país democrático. 

A coluna deseja que o consórcio de portais tenha sucesso na iniciativa.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Ombudsman

+ Ombudsman