Mais de 600 peixes ornamentais são apreendidos pela PF no Amazonas
Tabatinga/AM – Uma fiscalização de rotina ocorrida no dia 21 deste mês, no Porto de Tabatinga, a PF apreendeu aproximadamente 630 peixes alevinos. Os peixes estavam acondicionados em 107 sacos plásticos, que foram transportados no interior de duas malas de viagem. O portador, que viajava de Manaus para Tabatinga, por meio de uma lancha rápida, evadiu-se ao perceber a presença dos policiais federais, deixando as malas para trás.
Os peixes apreendidos são espécies de bagre. Informações preliminares dão conta de que se tratam de acari-ancistrus e acari-zebra, peixes que só podem ser encontrados no Rio Xingu, em Altamira-PA. Também há informações de que a espécie acari-zebra se encontra em perigo de extinção, circunstância que, em se confirmando, agrava a periculosidade da conduta.
Toda a apreensão foi encaminhada para o Instituto Federal do Amazonas, Campus Tabatinga, onde a autoridade competente emitirá um laudo qualificativo e informará o número de peixes sobreviventes.
A Polícia Federal já detém algumas informações sobre a qualificação do responsável pelas malas apreendidas, e procederá às medidas legais cabíveis, visando a responsabilização do indivíduo.
ASSUNTOS: peixes ornamentais, PF, Policia Federal, Policial