Veto presidencial a projeto que cria novos municípios é criticado por Cidade
ouça este conteúdo
|
readme
|
O veto pela presidente Dilma Rousseff (PT) do projeto de lei que cria novos municípios foi tema do discurso do deputado estadual Orlando Cidade (PTN), no plenário da Aleam, nesta segunda-feira, 18. Segundo o parlamentar, o veto fere frontalmente o Estado do Amazonas, cujo último município criado foi Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), em 1987.
Segundo Orlando Cidade, o então deputado Hamilton Cidade desmembrou o município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), criando Apuí, situado no sul do Amazonas, apontado como fronteira agrícola, diante do desenvolvimento lá existente, principalmente de alimentos. “O Amazonas e o Brasil precisam de novos municípios”, assegurou.

A caça às bruxas iniciada pelo MPF em 'defesa da democracia'
Na opinião do deputado, o Amazonas, o maior Estado em extensão territorial, precisa com urgência criar novos municípios, para melhor desenvolver algumas comunidades que estão em processo de crescimento. Pasra Cidade, hoje grande parte do Amazonas está reservada para áreas indígenas e áreas de preservação estadual ou federal. “Precisamos rever essa situação”, defende.
O deputado estadual Sidney Leite (PROS), em aparte, disse concordar com a criação de novos municípios no Estado, e que precisa pressionar em função da realidade local. “Não tenho dúvidas de que a região do Engenho e Novo Remanso, em Itacoatiara e Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, se enquadram perfeitamente, porque são regiões que crescem bem mais que alguns municípios”, afirmou, ressaltando entender a preocupação da Presidência com o gasto público gerado, se novos municípios forem criados
