Assaltante do Manauara fez mulher de 'escudo humano', diz SSP
Manaus/AM - Em coletiva de imprensa realizada na tarde deste sábado (14), o coronel Vinicius Almeida, titular da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) confirmou que uma mulher foi feita de "escudo humano" durante o assalto ao Manauara Shopping.
Imagens mostram que um dos assaltantes, que estava armado, obrigou uma mulher a correr ao seu lado enquanto empreendia fuga, e em determinado momento ela chega a cair no chão. A SSP chegou a afirmar que não houve "refém" e sim "escudo humano", o que configura inclusive majorante para o crime de roubo, como restrição de liberdade.
"A situação é a seguinte: no gerenciamento de crise, consideramos aquele episódio como uma situação de escudo humano. O meliante utilizou a cidadã apenas para empreender fuga, sem outra intenção além disso. Por isso, afirmamos que não houve confronto nesse momento", afirmou.
"É importante deixar claro que essa conduta incide em uma majorante do crime, ou seja, a pena dele será aumentada quando o procedimento chegar ao juiz. Isso ocorre devido à restrição de liberdade imposta não apenas a essa senhora, mas também às outras pessoas que ficaram impedidas de sair da loja durante o assalto."
Durante toda a ação, clientes precisaram ficar trancados por cerca de 1h dentro das lojas como protocolo de segurança.
Veja também
ASSUNTOS: Policial