'Cinta Larga', conselheiro de facção ligado a Gelson Carnaúba é preso no Terra Nova
Manaus/AM - A polícia prendeu nessa quinta-feira (22), o conselheiro do Comando Vermelho, Francinaldo dos Santos da Silva, 47, mais conhecido no mundo do crime como “Cinta Larga”. A prisão ocorreu na rua Saterê Maué, bairro Colônia Terra Nova, na zona norte.
Segundo a polícia, o homem tem ligação direta com Gelson Carnaúba, o “Mano G”, um dos chefes e fundadores da facção Família do Norte (FDN). Juntos, eles ordenavam mortes de rivais e gerenciavam o tráfico na área da zona norte.
Segundo o delegado Fábio Aly, Cinta Larga foi condenado a 35 anos de prisão por vários crimes, que vão de tráfico de drogas a homicídios e estava no regime semiaberto. Ele quebrou a tornozeleira eletrônica que o monitorava e por isso, teve a ordem de prisão decretada pela Justiça.
“Ele foi preso no Rio Grande do Norte com o Carnaúba e já tem três passagens por presídios federais. É ligado a uma facção e tem uma relevância nessa facção (...) Ele respondia por tráfico de drogas, homicídios e vários crimes. Ele dominava algumas áreas de Manaus e determinava quem morreria ou não nessas áreas”, diz o delegado Divanilson Cavalcante.
O secretário de Segurança do Amazonas, Vinicius Almeida, diz que com a prisão de Cinta Larga, a polícia já tirou mais de 10 criminosos de alta periculosidade das ruas.
“ A nossa intenção é desarticular a organização por cima, seja com grandes apreensões ou também com estas prisões. Só pra vocês terem ideia nós já temos agora mais de 10 lideranças já presas só do ano passado para cá, então esse trabalho vai continuar. Nós temos alvos na cidade de Manaus, em outras cidades e no país no Brasil, inclusive alvos em países que também fazem esse tráfico”.
Cinta Larga é um velho conhecido da polícia, ele já foi preso ao menos três vezes e cumpriu pena em vários presídios federais.
ASSUNTOS: Policial