Compartilhe este texto

Dono de sítio é preso suspeito de manter casal com bebê em trabalho escravo em Manacapuru

Por Portal Do Holanda

16/04/2025 13h26 — em
Policial


Delegado John Castilho em coletiva de imprensa - Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda
Delegado John Castilho em coletiva de imprensa - Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda
ouça este conteúdo

Manaus/AM - Matheus Santos da Silva, de 37 anos, foi preso em flagrante por manter um casal, de 17 e 18 anos, em situação análoga à escravidão em um sítio localizado em Manacapuru. As vítimas estavam no local acompanhadas da filha, uma bebê de apenas 11 meses.

De acordo com o delegado John Castilho, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Manacapuru, o casal foi levado ao sítio sob a promessa de trabalho em troca de uma diária de aproximadamente R$ 50. O jovem atuaria em atividades braçais, enquanto a adolescente seria responsável por tarefas domésticas.

No entanto, após alguns dias, o pagamento prometido não foi realizado. Ao questionarem a situação, o proprietário impôs uma suposta dívida às vítimas, que aumentava sempre que cometiam erros nas atividades. A cobrança contínua acabou tornando o débito impagável, impossibilitando o casal de deixar o local.

Segundo o delegado, o homem afirmou que os dois só poderiam ir embora após quitarem ao menos parte do valor. Sem receber e impedidos de sair, eles continuaram sendo explorados no sítio.

A situação só veio à tona após a adolescente conseguir contato com a mãe, que procurou a delegacia para denunciar o caso. Agentes da polícia foram até o local e encontraram o casal e a criança em condições de extrema vulnerabilidade.

Matheus Santos da Silva foi autuado em flagrante pelo crime de redução à condição análoga à de escravo e permanece à disposição da Justiça.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial