Compartilhe este texto

Guarda municipal espanca homem em prédio abandonado no Centro de Manaus; vídeo

Por Portal Do Holanda

24/04/2025 20h35 — em
Policial


ouça este conteúdo

 

 

Manaus/AM - Um guarda municipal, identificado apenas como Eugênio, espancou um homem em um prédio abandonado, entre a Avenida  7 de Setembro e a rua Gabriel Salgado, no Centro de Manaus. Não há informações de quando o caso teria ocorrido, mas o vídeo que mostra as agressões viralizou nesta quinta-feira (24). 

Nas imagens, a vítima aparece sentada e com as mãos algemadas para trás enquanto é espancada pelo servidor municipal com um cassetete. Outros guardas municipais também estão no local, mas não intervieram na situação.

O suspeito diz para o homem que ele "só vai apanhar". Em seguida, a vítima começa a chorar e diz "não foi eu não, senhor", enquanto continua as agressões. Eugênio, então, diz: "pode desmaiar". Outro agente afirma que o homem "vai apanhar até umas horas". 

Até o momento, não há informações sobre o motivo para a sessão de espancamento e nem o estado de saúde da vítima.

Após a repercussão do vídeo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus (Semseg), divulgou uma nota e "manifestou absoluto repúdio ao episódio" ao qual classificou como "lamentável".

Além disso, a prefeitura informou que "a Semseg determinou, de forma imediata, o afastamento dos servidores envolvidos, o recolhimento de seus armamentos e a instauração de processo investigativo pela Corregedoria da Guarda Municipal, com rigor na apuração dos fatos e aplicação das sanções administrativas cabíveis. Os envolvidos também foram encaminhados à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Amazonas para os devidos procedimentos legais".

Confira a nota na íntegra;

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Manaus (Semseg), vem a público manifestar absoluto repúdio ao episódio lamentável, ocorrido recentemente, em que um servidor da Guarda Municipal do Regime de Direito Administrativo (RDA) agiu com violência injustificável contra um cidadão, enquanto outros agentes presentes não interviram para impedir a agressão.

As imagens divulgadas nas redes sociais não refletem, em nenhuma hipótese, os princípios, valores e a missão da Guarda Municipal, que tem como compromisso proteger, acolher e servir a população de Manaus.

Diante da gravidade do ocorrido, a Semseg determinou, de forma imediata, o afastamento dos servidores envolvidos, o recolhimento de seus armamentos e a instauração de processo investigativo pela Corregedoria da Guarda Municipal, com rigor na apuração dos fatos e aplicação das sanções administrativas cabíveis. Os envolvidos também foram encaminhados à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Amazonas para os devidos procedimentos legais.

A Prefeitura de Manaus reitera que não tolera desvios de conduta e repudia qualquer prática de violência ou abuso por parte de seus agentes. Todos os esforços serão envidados para que condutas incompatíveis com o serviço público sejam exemplarmente tratadas e punidas.

A administração municipal reafirma seu compromisso com os direitos humanos, a legalidade e a confiança da sociedade manauara. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial