Homem é preso por ameaças e perseguição nas redes sociais no Amazonas

Manaus/AM - A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), prendeu no domingo (21) Wendell Nascimento, de 34 anos, sob suspeita de utilizar perfis falsos em redes sociais para cometer crimes de invasão de dispositivo informático, perseguição, ameaça e injúria. A prisão, resultado de uma investigação da Polícia Civil, ocorreu no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pelo Plantão Judiciário no sábado (20).
Segundo o delegado Ivo Martins, titular do 19º DIP, a investigação teve início após o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) por uma vítima que relatou receber comentários ameaçadores em suas publicações, gerando temor por sua segurança. As diligências da equipe policial revelaram que o perfil anônimo era operado por Wendell Nascimento, que também direcionava dezenas de mensagens ameaçadoras a diversas autoridades públicas e seus familiares. Em coletiva de imprensa, o delegado destacou que as ameaças chegaram a atingir a neta do prefeito de Manaus.

Lula tem razão: Israel está matando palestinos indiscriminadamente
A investigação, que envolveu trabalho de inteligência e tecnologia, identificou que Wendell utilizava o perfil do irmão para realizar as ameaças, estendendo suas ações a figuras como o governador do Amazonas, o ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador Sérgio Moro e até mesmo o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski. A gravidade das ameaças, somada ao histórico de Wendell, que segundo a polícia possui dez passagens por lesão corporal, motivou o pedido e a concessão da prisão preventiva.
Wendell Nascimento responderá pelos crimes de invasão de dispositivo informático, perseguição, ameaça e injúria, e permanecerá à disposição da Justiça após passar por audiência de custódia. A polícia encoraja qualquer pessoa que tenha sido vítima de ameaças online a procurar a delegacia para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

ASSUNTOS: Policial