Influencers ensinavam como comprar celulares clandestinamente, diz PF
Manaus/AM - O esquema de compra clandestinas de celulares e outros aparelhos eletrônicos desmantelado pela Polícia Federal e Receita Federal no Amazonas e em outros três estados contava com a participação direta de influenciadores digitais.
Segundo a PF, eles autavam como “coaches" e "especialistas” na importação de eletrônicos e chegavam a ministrar cursos ensinando seus seguidores a fazerem a burlarem o sistema da Receita para não pagarem impostos sobre a mercadoria. O esquema causou cerca de R$ 80 milhões de prejuízo ao sistema tributário do país.
Os influencers ostentam uma vida de luxo na internet, postam imagens de viagens e de carros importados, tudo comprado de forma ilícita da mesma forma que os eletrônicos. Em Manaus, o alvo da operação foi a loja "Apple Tech", localizada na rua São Luiz, no bairro Adrianópolis, na zona centro-sul.
A polícia está no local desde as primeiras horas da manhã cumprindo mandados de busca e apreensão. Há pouco, vários sacos com produtos recolhidos foram embarcados nos carros da PF, eles serão levados para a sede do órgão, assim como vários documentos apreendidos no local.
No total, na "Operação Hidden Circuit" ou "Circuito Escondido", traduzindo para o português, participaram 133 servidores da Receita Federal e 300 policiais federais.
Veja também
ASSUNTOS: Policial