Compartilhe este texto

Pai e filho mortos em condomínio são irmão e sobrinho de Zé Roberto da Compensa

Por Portal Do Holanda

27/10/2023 9h58 — em
Policial


Clovinho era líder da CDN - Foto: Divulgação

Manaus/AM - Cloves Fernandes Barbosa, 52, e Jardson Nunes de Melo Barbosa, 24, assassinados na madrugada de hoje (27), dentro de um condomínio na Av. Torquato Tapajós, eram o irmão e o sobrinho do narcotraficante Zé Roberto da Compensa, líder e fundador da facção Cartel do Norte (CDN), antiga Família do Norte (FDN).

“Clovinho”, como era conhecido no mundo do crime, fazia parte da cadeia de comando da organização criminosa e tinha como atividade principal gerenciar e cuidar das finanças do CDN.

Por conta da função, ele também era chamado de “homem da pasta”. Conhecido por seu perfil violento, o homem é apontado como mandante de vários homicídios em Manaus.

Cloves foi alvo da Operação La Muralla, da Polícia Federal em 2016, que investigava vários crimes cometidos pela facção desde homicídios até sequestros, tráfico de drogas e armas e lavagem de dinheiro.  O irmão de Zé Roberto passou um tempo preso na prisão federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Em 2021, ele deixou a prisão e passou a usar tornozeleira eletrônica. Cerca de seis meses depois de voltar para Manaus, ele foi preso novamente no bairro Parque 10, após sair correndo ao ver policiais na rua.

Na ocasião, Clovinho tentou se esconder dentro de casa, mas acabou preso depois que os agentes encontraram dois revólveres dentro do imóvel.

Atualmente, ele estava morando com o filho, Jardson, no condomínio Ideal Torquato, onde foram executados a tiros nesta madrugada. A polícia atribui o crime à guerra entre facções.

Vale destacar que no dia 23 de junho de 2022, outro sobrinho de Zé Roberto foi assassinado por rivais. Luciano Barbosa, o “L7”, foi decapitado na casa da mãe, após mais de 20 homens invadirem o local na comunidade rural de Santa Maria, em Anamã.

No momento do ataque, o padrasto de L7 também foi morto. Os criminosos levaram a cabeça de Luciano e chegaram a fazer vídeos exibindo o membro como um prêmio.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial