Compartilhe este texto

PC prende líder de rede que furtava e clonava motos para revender no Amazonas

Por Portal Do Holanda

29/10/2025 14h09 — em
Policial


Delegado Rodrigo Barreto. Foto: Jander Robson/ Portal do Holanda

Manaus/AM - Apontado como líder de uma organização criminosa especializada em furtar, adulterar e revender motocicletas, Lucas Silva Sena, conhecido como “Perna” foi preso pela Polícia Civil. Nesta quarta-feira (29), o delegado Rodrigo Barreto falou sobre a prisão do suspeito e contou detalhes sobre a atuação dele na prática criminosa.

De acordo com o Barreto, Lucas já era alvo de mais de 20 inquéritos policiais e possuía dois mandados de prisão em aberto. O grupo liderado por ele atuava principalmente na zona leste de Manaus, onde furtava motocicletas em estacionamentos de empresas e áreas do distrito industrial. Os veículos eram levados para locais onde os rastreadores eram retirados, adulterados e, em seguida, enviados para o interior,  destaque para Parintins.

“Ele é o líder de uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas específicas: há quem furte, quem adultere, quem produza documentos falsos e quem venda as motos na internet”, explicou o delegado. Segundo ele, o grupo era responsável por uma média de 15 motos furtadas por semana, todas adulteradas e revendidas por valores abaixo do mercado em cidades do Baixo Amazonas.

Lucas já havia conseguido fugir de uma tentativa de prisão na semana passada, escapando em meio ao trânsito. Durante a fuga, abandonou uma motocicleta pilotada por um comparsa, que chegou a ser detido e ouvido. Nesta segunda tentativa, porém, a polícia obteve êxito em prender o criminoso no bairro Zumbi dos Palmares, em Manaus.

O delegado informou ainda que a operação que resultou na prisão de “Perna” integra uma série de ações de combate a grupos criminosos que atuam em furtos e adulterações de veículos. “A prisão dele é emblemática porque encerra um ciclo de investigações e confirma que a linha de trabalho da polícia estava correta. Agora, o foco é recuperar motocicletas enviadas ao interior e identificar os demais membros da quadrilha”, afirmou.

Atuação do grupo criminoso

As informações sobre o caso foram divulgadas pela Polícia Civil do Amazonas, que destacou que a investigação começou a partir de boletins de ocorrência e imagens de câmeras de segurança, que mostravam o mesmo grupo agindo em diferentes pontos da cidade. O grupo usava chaves falsas para levar as motos em menos de dois minutos e possuía oficinas e contatos responsáveis por adulterar placas e documentos falsos, prática conhecida como clonagem.

A prisão de Lucas Silva Sena representa, segundo a polícia, um passo importante para interromper o ciclo constante de furtos e revendas ilegais de motocicletas no estado. As investigações continuam para prender os demais integrantes da organização criminosa e recuperar dezenas de veículos desviados para o interior.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial