Compartilhe este texto

​PF prende oficial e 12 praças da PM envolvidos em chacina

Por Portal Do Holanda

27/11/2015 8h28 — em
Policial



Manaus/AM - A operação Alcateia deflagrada nesta sexta-feira, 27, pelas polícias Federal, Civil e Militar, já prendeu pelo menos 13 policiais, sendo um  oficial da PM e 12 praças supostamente envolvidos na chacina que aconteceu no dia 17 de julho.



O Portal do Holanda apurou que das 36 mortes ocorridas entre os dias 17 e 18 de julho, grande parte é atribuída à guerra entre quadrilhas, que aproveitaram da saída de políciais militares para vingar a morte de integrantes da corporação para elimiminar seus opositores na atividade criminosa.
Os militares presos foram ouvidos na superintendência da PF  e em seguido encaminhados para batalhão da Polícia Militar onde responderão pelos crimes.

A PM emitiu nota a respeita. Leia.

"A Secretaria de Estado de Segurança Pública informa que nesta data foi deflagrada a fase ostensiva da OPERAÇÃO ALCATÉIA, investigação que tem por objetivo apurar a prática de crimes de homicídio em atividade típica de extermínio em Manaus/AM.

A OPERAÇÃO ALCATÉIA conta com a participação de 130 policiais de diversas unidades da Polícia Civil, sendo 24 da Força Especial de Resgate e Assalto (FERA), 17 Oficiais da PMAM e 21 Policiais Federais.

As investigações são conduzidas em Força Tarefa instituída pela SSP/AM, sob supervisão da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública, com cooperação da Polícia Federal e do Ministério Público do Estado do Amazonas.

Os trabalhos tiveram início após a série de homicídios ocorridos no período de 17 a 19/07/2015, ocasião em que 34 pessoas foram mortas nesta capital, muitas destas suspeitas de terem sido praticadas em atividade típica de extermínio.

Após a identificação de eventos suspeitos de terem sido cometidos em atividade de extermínio, a Força Tarefa iniciou as investigações pertinentes, tendo conseguido identificar 15 suspeitos de envolvimento em homicídios consumados e tentados ocorridos naquele final de semana e, ainda, em homicídios consumados e tentados ocorridos após esta data, haja vista a continuidade delitiva de alguns dos integrantes do grupo investigado, detectada durante as investigações. No total estão sendo investigados no presente momento pela Força Tarefa 10 crimes de homicídio consumado e 12 crimes de tentativa de homicídio, todos cometidos desde o dia 17/07/2015.

Durante as investigações foram identificados 12 policiais militares suspeitos de envolvimento com atividades de extermínio, além de três cidadãos civis associados ao grupo, estando nesta data sendo cumpridos 15 mandados de prisão temporária, pelo prazo inicial de 30 (trinta) dias, e 16 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Dr. Mauro Moraes Antony, Juiz de Direito da 3ª Vara do Tribunal do Júri.

Os presos serão interrogados e posteriormente conduzidos para o Presídio Militar da PM, onde ficarão custodiados à disposição do Tribunal do Júri.

O Secretário de Estado de Segurança Pública e representantes das instituições que integram a Força Tarefa (Polícia Federal e Ministério Público) darão entrevista coletiva sobre a OPERAÇÃO ALCATÉIA às 11:00 horas no auditório da Superintendência da Polícia Federal.

Manaus, 27 de novembro de 2015."
A PF chegou a esses supostos implicados depois que foi encontrado um notebook com mais de 200 mil nomes de supostos membros da organização criminosa em revista efetivada no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial