Polícia alerta população sobre golpe da "Falsa Central de Atendimento"
Manaus/AM - Criminosos estão aplicando um novo golpe na população, conhecido como “Falsa Central de Atendimento”. Por meio dele, os suspeitos se passam por atendentes de bancos ou crediários para obter dados pessoais a fim de cometer fraudes financeiras.
Eles ligam para as vítimas e alegam que foram bloqueadas compras suspeitas no cartão da vítima e que o método de pagamento foi bloqueado temporariamente. Para realizar a liberação do cartão, orientam que as vítimas sigam os comandos fornecidos pelos criminosos.
“Eles utilizam uma tecnologia chamada ‘Spoofing’, que permite mascarar o número de telefone, fazendo com que ele pareça ser o oficial do banco. No entanto, é importante destacar que os bancos não realizam chamadas ativas para informar sobre compras não autorizadas. Os números de atendimento dos bancos, como o 4004 ou 0800, servem apenas para receber ligações e não para contatar proativamente os clientes”, afirmou o delegado Paulo Benelli.
Os principais alvos deste golpe são idosos ou pessoas com menos familiaridade com tecnologia, aproveitando-se da vulnerabilidade dessas vítimas.
“Um dos casos recentes relatados a uma idosa de 70 anos, que, no dia 9 de setembro, recebeu uma ligação de um suposto atendente de um banco, informando sobre uma suspeita em sua conta. Seguindo as orientações, a vítima acabou transferindo via Pix e contratou um empréstimo pessoal, resultando em um prejuízo de mais de R$ 50 mil”, especificado o delegado.
Benelli ainda destacou que, embora os golpistas prefiram vítimas mais vulneráveis, pessoas com maior conhecimento tecnológico também podem ser enganadas, dada a sofisticação das abordagens.
Dicas de prevenção
Para evitar cair no golpe da Falsa Central de Atendimento, a Polícia Civil orienta:
Desconfie de ligações de bancos : Bancos não ligam para informar sobre compras não autorizadas. Ao receber esse tipo de ligação, desligue-se imediatamente e entre em contato com a instituição pelos canais oficiais.
Proteja suas senhas e dados de segurança : Não forneça senhas, tokens ou outros dados sensíveis por telefone, mesmo que a ligação pareça específica.
Atenção a links suspeitos : Evite clicar em links recebidos por SMS ou e-mail que você não solicite. Prefira acessar diretamente o site do banco ou contatá-los por um número oficial.
Use autenticação em dois fatores : Ative medidas extras de segurança, como autenticação em dois fatores, para proteger suas contas bancárias e online.
O que fazer se for vítima
A PC-AM orienta quem foi vítima ou conhece alguém que tenha sido alvo desse golpe a registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Virtual, no site: delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
“Se o registro for feito em outra delegacia, o caso será encaminhado à Dercc, que iniciará as investigações para identificar os responsáveis”, informou o delegado.
A Dercc está localizada na Delegacia Geral, na Avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.
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