Polícia desmantela quadrilhas que assaltavam ônibus e vendiam celulares rou
Manaus/AM - Oito pessoas foram presas por roubos a ônibus do transporte coletivo e rotas durante uma operação deflagrada nesta manhã de quinta-feira (26) em diferentes bairros de Manaus como Compensa, Novo Israel, Colônia Terra Nova e outros.
Segundo a polícia, os suspeitos pertencem a duas organizações criminosas especializadas neste tipo de crime.
“São duas quadrilhas que foram totalmente desmanteladas, foram presos seis homens diretamente relacionados aos roubos a coletivos e rotas, e mais duas mulheres que estariam ali receptando e inclusive vendendo esses aparelhos celulares”, diz o delegado Charles Araújo.
A operação aconteceu em conjunto com policiais da Delegacia de Roubos e Furtos, do Core e também do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (NURRC) e de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).
Segundo a polícia, os grupos são responsáveis por pelo menos 10 assaltos a ônibus. O delegado Bruno Hitotuzi esclarece que os integrantes das organizações criminosas tinham funções diferentes nos crimes, como executores, vendedores e outros.
“Eles estavam realizando roubos em coletivos, vendendo esses aparelhos para lojas, aparentemente lojas honestas, que vendem celulares, mas que vendem celulares roubados. Nós fizemos o auto de prisão em flagrante por receptação qualificada, ou seja, a prisão por a pessoa comercializar fruto de roubo, fruto de furto. Então, nós temos aí o Romário e a Ana Paula nessa situação”.
Todos eles devem passar por audiência de custódia e devem ir para a cadeia. O delegado Bruno, ressalta porém, que pessoas que porventura estão com estes telefones roubados também podem ser penalizadas. Por isso, ele pede que elas compareçam espontaneamente na delegacia e entreguem os aparelhos ou serão encontradas
“Pessoas que são flagradas comercializando aparelhos roubados, pessoas que são flagradas com aparelho roubado, nós vamos aplicar o rigor da lei. Quem está com o celular roubado tem dúvida disso, ou tem certeza disso, que procure o NURC pra trazer o celular para verificarmos se é fruto de roubo ou não”.
Ele afirma ainda que outras operações como essa estão em andamento e a qualquer momento pode haver novas prisões.
ASSUNTOS: Policial