Compartilhe este texto

Polícia identifica outros 2 envolvidos em estupro coletivo e assassinato de indígena em Barcelos

Por Portal Do Holanda

08/01/2025 15h39 — em
Policial


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A polícia identificou outros dois envolvidos no estupro coletivo e assassinato da indígena da etnia Baré, Rosimar Santos de Oliveira, que tinha 45 anos. O crime ocorreu na terça-feira (3), em Barcelos, no Amazonas. 

Os procurados são um adolescente de 17 anos e um homem identificado como Klesio Aprueteri Yanomami, de 26 anos. Na terça-feira (7), um terceiro envolvido de 19 anos identificado como Sirrico Aprueteri Yanomami foi preso por participar do crime. Outro indivíduo identificado como Sandoval Aprueteri Yanomami também foi preso por auxiliar na fuga dos autores logo após a ação criminosa.

De acordo com o delegado John Castilho, titular da 75ª DIP, o corpo de Rosimar foi encontrado em um terreno abandonado na zona urbana. O crime foi filmado e compartilhado em aplicativos de mensagens, gerando grande comoção na comunidade. Assim que tomaram conhecimento do caso, as equipes policiais iniciaram investigações e diligências para identificar e localizar os autores.

As apurações confirmaram a participação de Sirrico Aprueteri Yanomami, já preso, além de Klesio e o adolescente de 17 anos. Ambos possuem mandados de prisão e apreensão, respectivamente, mas ainda não foram localizados. Todos os envolvidos pertencem à mesma etnia.

Durante as investigações, foi constatado que os autores conheceram a vítima na noite anterior ao crime, durante uma festa na localidade. Na madrugada, quando Rosimar voltava para casa, eles aproveitaram a oportunidade para cometer o crime.

“Conseguimos confirmar a participação direta de três homens, sendo que um já foi preso, enquanto os demais continuam sendo procurados”, declarou Castilho.

Sirrico Aprueteri Yanomami e Sandoval Aprueteri Yanomami foram localizados e presos na comunidade do Cumaru, na região do médio Rio Negro, zona rural de Barcelos.

Denúncias - Quem tiver informações sobre o paradeiro dos outros envolvidos pode entrar em contato pelo número 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade do informante será preservada.

Procedimentos - Todos responderão por estupro coletivo e feminicídio. Já Sandoval responderá por favorecimento pessoal. Eles passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial