Veículos de luxo são apreendidos durante operação da PF em concessionárias em Manaus

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda
ouça este conteúdo
|
readme
|
0:00
1.0x
Manaus/AM - A Receita Federal e Polícia Federal cumprem 15 mandados de busca e apreensão nas concessionárias Audi Center e Automix e também nas casas dos empresários suspeitos de integrarem um grupo criminoso que fraudava financiamentos de veículos de luxo em Manaus.
Foto: Jander Robson/Portal do Holanda
Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16), equipes compostas por 15 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e 60 policiais atuam na Operação Creditum em Manaus, Manacapuru e Rio de Janeiro, onde estão os demais alvos.

Bastidores da Política - Motocicleta, um passaporte para o 'céu'
Bastidores da Política
Motocicleta, um passaporte para o 'céu'
Foto: Jander Robson/Portal do Holanda
O esquema criminoso movimentou mais de R$ 15 milhões. Empresários, funcionários, gerentes de financeiras e pessoas apontadas como laranjas estão na mira da investigação. Por isso, a Justiça também ordenou sequestro e a indisponibilidade de bens móveis e imóveis dos investigados.
Foto: Divulgação
Vários veículos de luxo, vestimentas exclusivas, documentos e equipamentos eletrônicos foram apreendidos tanto nas lojas quanto nas residências dos investigados.
Foto: Jander Robson/Portal do Holanda
Eles podem responder por crimes de obtenção de financiamento mediante fraude, sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, entre outros. A soma das penas pode alcançar até 21 anos de prisão.
Foto: Jander Robson/Portal do Holanda
O nome da operação, “creditum", vem do latim e significa "coisa confiada". O grupo criminoso repassava veículos de luxo, obtidos mediante fraude, para terceiros compradores sem realizar a transferência de propriedade, ou seja, as relações eram baseadas na confiança.
Veja também

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que
levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e
por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É
auditado
pelo IVC e ComScore.
ASSUNTOS: Policial