Compartilhe este texto

Iranduba decreta estado de emergência

Por Portal Do Holanda

12/01/2021 8h50 — em
Política


Iranduba é o segundo município do Amazonas a decretar estado de emergência este ano. Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Prefeitura Municipal de Iranduba (a 27 Km de Manaus) decretou na sexta-feira (8) estado de emergência financeira e administrativa por três meses nas secretarias de saúde, educação, assistência social e infraestrutura.

Por meio de decreto, a prefeitura do município alegou que os serviços da administração municipal foram prejudicados pela ausência de transição de governo.

"A morosidade no atendimento e na resolução destas problemáticas, certamente, irá afetar drasticamente a coletividade, não havendo como, nesse primeiro momento, aguardar a conclusão de processos administrativos licitatórios para o atendimento dessas situações mais emergenciais”, diz trecho do documento.

O decreto autoriza o prefeito a contratar serviços e insumos sem processos licitatórios. A medida prevê ainda que todas as despesas do Executivo municipal devem ser autorizadas pelo prefeito, além da suspensão de pagamentos da gestão anterior.

O prefeito Augusto Ferraz (DEM) argumenta que o ex-prefeito Francisco Gomes (DEM), o Chico Doido, não cumpriu as normas técnicas de mudança de cargo do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), "no que se refere à entrega de todos os documentos listados ".

Ferraz afirmou que pretende regularizar a situação do município por meio de processos licitatórios para compras e serviços futuros.

Além de Iranduba, Atalaia do Norte também decretou estado de emergência financeira este ano por causa da ausência do processo de transição.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política