Leonardo Sica assume presidência da OAB-SP pelos próximos três anos
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O criminalista Leonardo Sica, 50, assumiu nesta terça-feira (7) a presidência da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo), maior seccional do país. A cerimônia ocorreu por volta das 14h na sede da entidade, na região central da capital paulista.
Sica foi eleito em eleição online realizada no último mês de novembro. A chapa pela qual concorreu obteve 52,48% dos votos, desbancando a do ex-presidente da seccional Caio Augusto Silva dos Santos, seu principal adversário, que ficou em segundo lugar com 21,85%.
O novo presidente comandará a instituição no estado de 2025 a 2027. Ele sucede no cargo Patricia Vanzolini, a primeira mulher a encabeçar a seccional, de quem foi vice no mandato anterior. Vanzolini foi eleita para o Conselho Federal em novembro pela chapa de Sica.
Os dois já tinham concorrido juntos em 2018, este como candidato a presidente e ela como vice, sem sucesso. No pleito seguinte, em 2021, foram eleitos invertendo as posições na chapa. Com bandeira contrária à reeleição, Vanzolini não disputou novamente o posto principal.
A eleição em São Paulo foi representativa do cenário nacional. O pleito, assim como em outras seccionais da OAB, foi marcado pela vitória da situação. Além disso, teve um homem eleito presidente e uma mulher na posição de vice, nos moldes do que se observou pelo país.
Também assumiram os cargos Daniela Magalhães (vice-presidente), Adriana Galvão (secretária-geral), Viviane Scrivani (secretária-geral adjunta), Alexandre de Sá Domingues (diretor-tesoureiro) e Diva Zitto (presidente da Caixa de Assistência dos Advogados).
Entre as propostas, estão a defesa de um diálogo sobre os limites de atuação do STF (Supremo Tribunal Federal), a fixação de prazo para os mandatos dos ministros, a implementação de eleições diretas ao Conselho Federal e a criação de um núcleo de empreendedorismo.
Formado em direito pela Universidade de São Paulo, Sica é mestre e doutor em direito penal pela mesma instituição. Foi ainda membro da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB e presidente da AASP (Associação dos Advogados) entre 2015 e 2016.
*
Raio-X
- Maior seccional do país, a OAB-SP tem cerca de 384 mil advogados inscritos. No Brasil, são pouco mais de 1,4 milhão
- Em 2024, o orçamento da entidade paulista foi de R$ 535,6 mil. Procurada, a OAB Nacional não informou seu orçamento mais recente
ASSUNTOS: Política