Compartilhe este texto

Marçal dispara entre eleitores de Bolsonaro e supera Nunes entre os de Tarcísio, aponta Datafolha

Por Folha de São Paulo

03/10/2024 16h30 — em
Política



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O influenciador Pablo Marçal (PRTB) disparou mais uma vez entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deixando o prefeito Ricardo Nunes (MDB) para trás nesse público a três dias das eleições à Prefeitura de São Paulo, mostra o Datafolha.

O autodenominado ex-coach subiu de 43% para 51% das intenções de voto desse grupo na última semana, enquanto o emedebista fez o movimento contrário, de 39% para 32%. A distância entre eles, portanto, subiu de 4 para 19 pontos percentuais.

Marçal também retomou a dianteira entre os eleitores do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Se na semana passada ele dividia esses votos igualmente com Nunes, com ambos marcando 40%, agora o ex-coach passou para 46% e o prefeito, para 35%, uma distância de 11 pontos.

A melhora de Marçal nos dois segmentos acontece apesar dos esforços do governador para impulsionar Nunes. Como mostrou a Folha, a campanha do prefeito vive um momento de crise, ameaçada pela adesão da direita conservadora ao influenciador, que ganhou apoiadores como Ricardo Salles (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Marco Feliciano (PL-SP).

Já no cenário geral, a pesquisa mostra um cenário embolado no primeiro turno, com Guilherme Boulos (PSOL) registrando 26% das intenções de votos, seguido por Nunes, com 24%, e Marçal, também com 24%. Os três estão tecnicamente empatados.

O Datafolha entrevistou 1.806 eleitores paulistanos de terça-feira (1º) até esta quinta (3). Encomendado pela Folha e pela TV Globo, o levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o código SP-09329/2024. O nível de confiança é de 95%.

Entre os que votaram no presidente Lula (PT) em 2022, o deputado Guilherme Boulos (PSOL) segue liderando com folga. Ele atingiu 50% dos eleitores do petista, contra 49% na semana passada. O restante deles segue dividido principalmente entre Nunes (19%) e Tabata Amaral, do PSB (14%), com pequenas variações.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política