Plínio Valério crítica criação de reserva no Amazonas equivalente a 15 mil campos de futebol
Plínio Valério critica Marina Silva por destinar área equivalente a 15 mil campos de futebol no Amazonas para primatas pic.twitter.com/U9Urx6tUbE
— Aquitemnotícias (@aquitemnoticias) July 3, 2024
Manaus/AM - O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou duramente, nesta terça-feira (1º), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pela criação de uma reserva no Amazonas.
Ele afirmou que Marina reservou uma área equivalente a 15 mil campos de futebol, para acolher cerca de 60 primatas da espécie sauim-de-coleira, no município de Itacoatiara, interior do estado.
O senador afirma moradores das comunidades, que vivem do que plantam e pescam, não foram consultados, indicando que isso pode se tornar um problema de econômico para os moradores do local, que poderão ter algumas atividades suspensas.
"Os mesmos que impedem a exploração de potássio no Amazonas, querendo a unanimidade das aldeias, são aqueles que sequer ouviram as comunidades. Nenhum comunitário, e lá são dez comunidades, foram ouvidos. Forjaram uma audiência pública, fizeram uma ata, que eu tô em busca dela, pra mostrar e provar que nenhum colono ou morador foi consultado", disse Plínio.
Ainda durante a sessão, ele explicou que 65% dos amazonenses vivem na linha da pobreza, e que sempre souberam conviver com os animais.
ASSUNTOS: Política