Compartilhe este texto

Relógio de dom João 6° destruído no 8/1 é restaurado e volta ao Planalto

Por Folha de São Paulo

07/01/2025 11h30 — em
Política



BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O relógio de dom João 6° que foi destruído nos ataques de 8 de janeiro de 2023 foi restaurado e devolvido ao Palácio do Planalto nesta terça-feira (7).

Na época, imagens do circuito interno do Planalto mostraram um homem destruindo a peça. O relógio foi restaurado na Suíça. Presenteado pela corte de Luís 14, da França, no século 17, a obra foi trazida ao Brasil por dom João 6° em 1808.

Outros três itens destruídos nos ataques golpistas já voltaram ao Palácio do Planalto na segunda (6): a obra "As mulatas", de Di Cavalcanti; a escultura em madeira de Frans Krajcberg; e a escultura em bronze "O Flautista", de Bruno Giorgi.

No total, 20 obras foram restauradas em um laboratório com especialistas criado no Palácio da Alvorada, e serão reintegradas ao acervo da presidência.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política